quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mosteiro de Travanca

Identificação

Designação: Mosteiro de Travanca, compreendendo o convento, a igreja e a torre
Categoria / Tipologia: Arquitectura Religiosa / Mosteiro

Localização

Divisão Administrativa: Porto / Amarante / Travanca
Endereço / Local: Lugar do MosteiroMosteiro 4605-457 TRAVANCA AMT

Protecção

Situação Actual: Classificado
Categoria de Protecção: Monumento Nacional (MN)
Decreto: 2 199, DG 16, de 27-01-1916

Descrições

Nota Histórico-Artistica

O Mosteiro de Travanca é uma prodigiosa edificação reminiscente da idade média, cuja robustez granítica marca as terras férteis do flanco ocidental do concelho de Amarante.
Classificado de “Monumento Nacional” desde 1916.
Pela origem e pelas características arquitectónicas da Igreja, consagrada ao Divino Salvador, constitui o mais representativo exemplar românico erigido em terras amarantinas pela Ordem de São Bento, sendo um dos melhores de Entre-Douro e Minho e talvez o mais antigo em todo o país.
A edificação desta obra é datada do século X, em 970, e a sua fundação atribuída a D. Garcia Moniz, filho de D. Múnio Viegas.
No Mosteiro, existiu a habitação de alguns casais no seu couto, possivelmente, uma dádiva dos seus fundadores e padroeiros do século XI e XII.
Este teve vários senhores, D. Paio Rosendes, durante a primeira metade do século XII, mas de entre estes, marcou-se pela positiva, a figura de Frei Paio Guterres, que durante meados do século XIV, realizou obras de grande vulto na construção religiosa.

Igreja composta por planta cruciforme de três naves, sendo a central mais elevada, cabeceira formada por abside rectangular e dois absidíolos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. A fachada principal, escalonada, mostra um portal inserido num gablete superiormente corrido por um renque de modilhões. Tem quatro arquivoltas de toros diédricos que se apoiam em finas colunas. Nos seus capitéis abundam as sereias com peixes na mão e as folhagens biseladas que descem do topo dos ábacos. Na empena, rasga-se uma fresta chanfrada românica e no fastígio assenta uma cruz. Nos topos do transepto existem portais laterais. No interior, mostra arcos-diafragma, definindo quatro tramos desiguais, assentes sobre pilares cruciformes. Sobre o arco triunfal abre-se uma rosácea simples. Capela-mor com retábulo de talha e painel central. Nave com cobertura de madeira, capela-mor com abóbada de volta redonda e absidíolos em quarto de esfera. Torre sineira de planta quadrangular, com alçados bastante altos e reforçados a meio por contraforte pouco saliente; é rasgada por fresta e, no topo, por janela de dois lumes; remate, avançado sobre modilhões com merlões piramidais. Tem acesso por um portal com duas arquivoltas esculpidas com decoração animalesca e em ziguezague e capitéis lanceolados ostentando no tímpano um Agnus Dei. No seu coroamento, mostra merlões pentagonais com o adarve avançado. Entre outros adornos pode-se encontrar várias figuras: tremenda imagem de sedução do diabo; uma ave perseguida pelas serpentes.

O Brasão da igreja tem no meio um castelo, um sol e um leão e em cima tem uma coroa e uma bengala porque S.Bento era Bispo. O sol representava que trabalhavam de sol a sol; o castelo constituía a riqueza e o leão porque trabalhavam muito.
As gavetas dos móveis eram numeradas com letra romena e cada uma delas correspondia a um certo monge, onde este guardava o pano que tapava os cálices. Muitas das mais belas antigas imagens de madeira e o órgão que existia, foram roubados quando os mouros fugiram deste território.
Visite o Mosteiro de Travanca pois é considerado a melhor “expressão arquitectónica” do simbolismo românico em Amarante, este encontra-se sob afluência do românico existente na Catedral de Santiago de Compostela, em virtude do seu estilo vanguardista daquela época.

Bibliografia

Título: História da Arte em Portugal - O Românico
Local: Lisboa
Data: 2001
Autor(es): ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de

Título: Ponte de Lima no tempo e no espaço
Local: Ponte de Lima
Data: 2000
Autor(es): REIS, António Matos

Título: Simbologia do Românico de Amarante, 2ªed.
Local: Amarante
Data: 1997
Autor(es): GARCÍA, Xosé Lois

Título: As mais belas igrejas de Portugal, vol. I
Local: Lisboa
Data: 1988
Autor(es): GIL, Júlio

Título: História da Arte em Portugal, vol. 3 (o Românico)
Local: Lisboa
Data: 1986
Autor(es): ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de

URL: http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=69880

URL: http://www.turismoreligioso.org/

URL: http://solsapo.pt/blogs/plenacidadania/archive

Imagens






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